No mercado, existem diferentes tipos de eventos corporativos e sua empresa deve saber as características de cada um, pois assim ficará mais optar por aquele que atende sua necessidade em determinado momento.
-
Congressos
Os congressos têm um período determinado para acontecer. De forma geral, eles costumam durar alguns dias ou até mesmo uma semana.
Enquanto acontece, os participantes têm à disposição diferentes atividades que podem ser: palestras, simpósios, debates e mesas redondas. O objetivo é gerar conhecimento cultural e científico aos profissionais. No entanto, é preciso respeitar um tema que foi previamente determinado.
-
Seminários
Os seminários têm como característica a realização de atividades em sequência aplicadas por profissionais especializados. O foco deve ser o de gerar novas capacidades aos participantes e trazer conhecimento a quem participa.
Mais uma marca do seminário são os debates logo após uma exposição ser feita, porém o objetivo é trazer conclusões definitivas. Aqui, não há espaço para que pontos de vista diferentes dos que estão sendo apresentados apareçam. Para fazer um seminário, é preciso seguir uma metodologia com maior elaboração.
-
Workshops
Os workshops têm as mesmas características que os cursos, porém eles têm algo que os diferencia que é a realização de uma oficina. Assim, quem participa interage de forma intensa.
A oficina é aberta por uma exposição, depois as pessoas discutem a temática, realizam uma prática em grupos, por isso que é dado esse nome de oficina e é preciso concluir a ação.
Essa vivência é muito útil nas empresas e também é muito eficiente, porque o conhecimento que as pessoas absorvem ocorre por meio de uma experiência conjunta e isso é importante, pois o conteúdo é fixado de maneira mais fácil.
É fundamental não usar esse formato com muitas pessoas, porém em projetos de consultoria, eles são muito bem-vindos. Eles devem ser dinâmicos e com intervalados e devem ser divididos em dois turnos de quatro horas.